SUPLEMENTO ALIMENTAR

As vitaminas e os minerais são nutrientes essenciais para uma saúde equilibrada, porém não podem ser sintetizados pelo organismo e, portanto, devem ser consumidos na dieta. Quando a ingestão não está sendo suficiente, é indicado o uso de SUPLEMENTO ALIMENTAR para suplementação, como o próprio nome diz.

.

Os suplementos NÃO tem caráter de tratar, prevenir ou curar doenças.

.

Relacionando ao mundo regulatório, em 2018 houve o novo marco de suplementos alimentares, onde foram reunidos produtos que estavam enquadrados em outros grupos de alimentos e também foram definidas regras mais apropriadas aos suplementos alimentares.

.

O marco regulatório de suplementos alimentares veio para garantir que os consumidores tenhan produtos seguros e eficazes. Conforme as novas padronizações, os suplementos alimentares são restritos a constituintes autorizados pela ANVISA, suas quantidades deverão estar dentro dos limites mínimos e máximos estabelecidos conforme grupos populacionais indicados e as alegações tenham sido comprovadas cientificamente, seguindo as Instruções Normativas 28/2018 e 76/2020.

.

Vocês já conhecem a ferramenta POWER BI que a ANVISA disponibiliza para alimentos? É um banco de dados com as informações de suplementos alimentares compiladas.

.

Embora novo marco regulatório de suplementos alimentares tenha sido publicado em 2018, foi previsto um prazo para adequação de 60 meses dos alimentos comercializados. Esse prazo encerra em julho de 2023.

.

Tem dúvidas em como regularizar os suplementos alimentares ou como registrar/notificar seguindo as novas regras? Entre em contato conosco 😉

.

Bjs,

@barbbaravaz


#papo_reg#assuntosregulatorios#industriafarmaceutica#medicamentos#alimentos#cosméticos


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo