COVID19

Receberam mensagens ou ouviram notícias sobre alguns lotes da vacina AstraZeneca que foram distribuidas e aplicadas com a validade expirada?

.

Infelizmente não é fake news.. mas ainda há suspeitas se ocorreu aplicação de alguns lotes vencidos ou apenas divergência nas informações no banco de dados.

.

A Anvisa publicou nota no site da agência esclarecendo que ela atua somente na avaliação da qualidade, segurança e eficácia das vacinas e das condições de fabricação das empresas envolvidas na produção tanto do insumo farmacêutico ativo quanto do produto acabado.

.

Desta forma, não cabem à Anvisa a aquisição, a distribuição e a aplicação dos imunizantes utilizados no Programa Nacional de Imunização (PNI).

.

Informou também que a Agência não recebeu pedido de análise sobre a ampliação do prazo de validade da vacina da AstraZeneca ou mesmo foi consultada sobre a aplicação do produto fora do prazo definido em bula.

.

Vacinas com prazo de validade expirado não têm garantia de eficácia e segurança conforme já aprovado pela Agência.

.

Também tivemos a declaração pela Fiocruz informando que tais lotes não foram fabricados pela Instituição, e sim importados pronto do Instituto Serum, da Índia.

.

Quando recebidos pela Fiocruz, os mesmos estavam dentro do prazo de validade e em concordância com o Ministério da Saúde.

.

A Fiocruz está contribuindo com a busca das informações junto ao fabricante, na Índia, para subsidiar as orientações a serem dadas pelo Programa àqueles que tiverem tomado a vacina vencida.

.

Se você recebeu a vacina AstraZeneca e quer conferir de qual lote foi, pode conferir as informações no cartão de vacinação recebido no dia da aplicação ou então no site Conecte SUS.

.

Bjs,

@barbbaravaz


#paporeg#assuntosregulatorios#industriafarmaceutica#anvisa#fiocruz#covid19#covid


0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

COVID19

COVID19

COVID19